Doris Salcedo é uma artista plástica e escultora nascida em Bogotá, na Colômbia, em 1958. Suas esculturas e instalações envolvem utensílios cotidianos como cadeiras, concreto, arames, entre outros, na busca por expressar o caminho de como o trauma é capaz de transformar a vivência cotidiana em algo grotesco. Seu trabalho mostra a tarefa de recuperar a dignidade individual de vítimas da violência, seja esta física ou psicológica, dando presença a corpos ausentes a partir das formas construídas.
Aos marginalizados e todos aqueles invisibilizados a todo tempo na sociedade, a artista propõe instalações com base na história do colonialismo e problemáticas sociais advindas desse processo presentes até hoje na Colômbia. Na década de 80, Salcedo presenciava seu país em meio a guerras civis e fortes conflitos internos.
Em 2002, cria a instalação NOVIEMBRE 6 y 7, constituída por 280 cadeiras suspensas por cabos de aço na faixada do Palácio da Justiça em Bogotá no intuito de relembrar os mortos naquele lugar durante um golpe de guerrilha fracassado dezessete anos atrás.
Comments